Dimensionando o Aquecedor do Aquário

Com relação à potência vale a regra de 1 watt por litro de volume bruto do tanque. Se seu aquário tem 50 litros o aquecedor deve ter 50 watts e assim por diante. Veja que estamos nos referindo ao volume bruto do tanque, sem descontar o espaço ocupado pelo substrato e enfeites. Se não houver aquecedor com a potência exata necessária opte pelo que estiver ligeiramente acima do necessário, jamais abaixo. Se seu aquário for grande o ideal é usar mais de um aquecedor para completar essa potência, assim a temperatura ficará melhor distribuída pelo tanque. Isso também evita que a temperatura desça muito caso um dos aquecedores venha a falhar. Em um aquário de 200 litros, por exemplo, é preferível usar 2 aquecedores de 100 watts dispostos em extremidades opostas.



Os riscos do dimensionamento incorreto

Se o sistema de aquecimento de seu aquário estiver dimensionado abaixo do ideal, o mais provável é que em dias frios não se consiga atingir a temperatura desejada. Já se ele estiver dimensionado muito acima o risco é de se por acaso houver um mal funcionamento do termostato a temperatura subir demais, o que vai fazer com que o oxigênio na água diminua e pode em casos extremos até literalmente “cozinhar” sua fauna. Como em muitas outras coisas o sucesso está no equilíbrio, mantenha o aquecimento dimensionado de maneira ideal para seu tamanho de tanque e evite problemas futuros.

Além disso um aquecimento dimensionando muito acima do necessário traz um risco adicional, as mudanças muito bruscas de temperatura. Sua fauna sente sofrerá muito menos com uma variação lenta de temperatura, com um aquecedor superdimensionado as oscilações serão bruscas. Toda mudança brusca nas condições da água é extremamente prejudicial aos habitantes do aquário.

Não perca o artigo que preparamos sobre os tipos de aquecedores e termostatos que você vai encontrar no mercado.

2 thoughts on “Dimensionando o Aquecedor do Aquário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *