Aquecedores e Termostatos

Um dos fatores importantíssimos em aquarismo é a manutenção da temperatura correta para sua fauna. Para isso usamos os aquecedores e termostatos, vamos falar um pouco sobre eles.

Termostatos analógicos sem aquecedor

Em primeiro lugar existem termostatos que funcionam pelo aquecimento de um par metálico e que precisam ser conectados a um aquecedor separado para funcionarem. Via de regra esses são os de custo mais baixo. Também são os menos confiáveis. Geralmente possuem ajustes muito sensíveis em que um simples toque acidental pode desregular a temperatura.

termostato sem aquecedor

Como você pode perceber esse tipo de termostato possui uma tomada fêmea, que serve justamente para que você ligue o aquecedor. Na maior parte das lojas de aquarismo você nem vai mais encontrar esse tipo de termostato a venda. Não recomendamos. Se você quiser arriscar dimensione o aquecedor para o mínimo necessário, assim você minimiza as chances de encontrar sopa de peixe no seu aquário.

Termostatos analógicos com aquecedor

São os mais usuais atualmente, o custo é relativamente baixo e o ajuste costuma ser suficientemente preciso e firme. Mesmo assim é importante que você opte por um de boa marca, seu lojista de confiança pode ajudar nisso.

termostato com aquecedor

A desvantagem desse tipo é que normalmente eles não podem ser totalmente submersos, a “cabeça” onde se faz a regulagem da temperatura geralmente precisa ficar fora da água. Não é algo que prejudique tanto assim a estética de um tanque. Em aquários plantados poder ser contornado com um bom paisagismo.

Termostatos analógicos pré-regulados

São termostatos que já vêm regulados de fábrica para ligar o aquecedor quando a temperatura atingir um limite mínimo e deligar quando atinge o limite máximo. A variação desses limites normalmente é de 2 ou 3 graus.

termostato analógico regulado fabrica

São uma ótima opção para quem deseja melhorar a estética do seu tanque, pois podem ser totalmente submersos. Como não permitem regulagem você não tem como aumentar a temperatura se quiser, por exemplo, tratar uma eventual doença. Também são um pouco mais caros e só existem com potências relativamente baixas.

Termostatos digitais

Existem também os termostatos digitais em que podem ser conectados um ou vários aquecedores. Como ainda são algo difícil de encontrar nas lojas brasileiras e seus preços ficam longe das possibilidades de muitos aquaristas iniciantes não os abordaremos nesse artigo, mas com certeza escreveremos sobre eles futuramente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *