Substrato no Aquário de Ciclídeos Africanos

O aquário de ciclídeos africanos possui suas peculiaridades. As espécies de ciclídeos africanos que se costuma criar em aquários normalmente são originárias dos lagos Tanganyika, Malawi ou Victoria. Apesar da fauna de cada um dos lagos ser diferenciada eles têm em comum o fato de serem lagos rochosos,
com PH bastante alcalino e grandes quantidades de cálcio e magnésio dissolvidos (dureza elevada). Em função justamente dessas condições especiais de água, os substratos normalmente usados em aquários para ciclídeos africanos não são neutros, geralmente são alcalinizantes e possuem elevado teor de calcário.

Entre as opções mais comuns de substrato encontramos:

Dolomita

Por ser a opção mais barata é um substrato bastante usado. Com o passar do tempo perde sua ação alcalinizante, exigindo substituição parcial do material. Além disso influencia menos do que o desejável na dureza da água.

dolomita - aquário de ciclídeos africanos
dolomita
Conchas moídas

Desnecessário explicar que são conchas marinhas moídas. Como sua composição é basicamente calcária atua tanto elevando o PH como a dureza, mas assim como a dolomita suas propriedades vão diminuindo com o passar do tempo.

conchas moídas
conchas moídas



Halimeda

Formado por fragmentos calcários de algas marinhas. Excelente em termos bioquímicos, atuando não só como alcalinizante como também elevando a dureza da água. Atualmente a comercialização no Brasil está proibida, mas quando era livre o preço era superior ao da dolomita.

halimeda
halimeda
Aragonita

Trata-se de uma forma cristalina do carbonato de cálcio bastante solúvel em água. Mantém o PH e a dureza corretos e possui uma cor clara que realça a cor de determinados peixes. O custo é bem mais elevado, por tratar-se de produto geralmente importado.

aragonita
aragonita
Substratos Compostos para Ciclídeos

Além de manterem PH e dureza ideais, como a aragonita, geralmente possuem porosidade maior para favorecer a instalação de bactérias importantes para a biologia do tanque. Geralmente são produtos importados, tendo por isso custo mais elevado.

substratos compostos para ciclídeos
substratos compostos para ciclídeos

Além do substrato, é importante que um aquário de ciclídeos africanos possua muitos esconderijos, por se tratarem de peixes geralmente bastante territoriais, para essa finalidade pode-se usar rochas neutras ou calcárias. Para propiciar melhor suporte à biologia do tanque o ideal é usar rochas com grande porosidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *